Outro dia um jovem funcionário veio me auxiliar a instalar meu ponto de rede internet. O rapaz habilidoso realizou a tarefa com competência e profissionalismo. Já quase no ponto de acabar o que estava fazendo, ele recebeu um telefonema de um colega solicitando de que ele, quando voltasse para o posto, trouxesse com ele uma coca-cola.
O tal colega queria que o jovem fosse até uma venda, e comprasse com o próprio dinheiro, uma coca-cola e levasse até ele! O jovem estava trabalhando e foi interrompido para atender um pedido não funcional de outro colega que simplesmente gostaria de ser servido.
Eu até compreendo o instinto pois ele está presente em muitos homens. O instinto (comportamento) é típico do comportamento animal e quanto menos civilizado, sensível e culto o homem, mais ele haje por instintos.
Basta que pensemos de que, o que o outro pode realizar, todos nós também podemos. Basta pensarmos de que não podemos fazer do homem o nosso escravo!
Ainda é bastante comum, os funcionários mais antigos, abusarem dos recém-chegados em uma empresa. É a "síndrome do chefe". Os mais velhos tendem a julgar que também podem mandar. Querem dar ordens em reações de frustrações por não possuírem o comando. O mesmo acontece com o trote nas universidades, escolas e quartéis.